ALFABETIZAÇÃO E GÊNEROS TEXTUAIS
Resumo
O presente artigo propõe refletir sobre a importância da utilização dos gêneros textuais nas práticas de alfabetização e letramento. Dessa forma, partiu-se da questão que norteou a pesquisa: como o uso dos gêneros textuais podem subsidiar as práticas de alfabetização e letramento? Com isso, neste estudo, apresenta-se como objetivo geral: defender a utilização dos gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento. O qual se especifica nos seguintes objetivos: caracterizar o processo de alfabetização e letramento, posicionar a favor do uso dos gêneros textuais nas práticas pedagógicas, e, por fim, refletir sobre a utilização dos gêneros textuais para alfabetizar e letrar, a partir de levantamento de dados empíricos. Neste artigo, buscou-se engendrar discussões a partir da pesquisa bibliográfica, descritiva e analítica que fundamentou, teoricamente, a coleta e análise dos dados empíricos a partir da análise qualitativa. A amostra constitui-se de oito professoras que atuam no ciclo de alfabetização (1° ao 3° ano) nas séries inicias do Ensino Fundamental, em três escolas localizadas em uma cidade do norte do Estado do Paraná. Os resultados apontaram que as professoras utilizam os gêneros textuais nas práticas de alfabetização e letramento, e que procuram integrar a ortografia e gramática com a interpretação de diversos textos em suas práticas pedagógicas. Além disso, as pesquisadas apontam que ao usar os gêneros textuais no processo de alfabetização e letramento, o estudante compreende os mais variados usos da escrita. Assim, acreditam que os métodos tradicionais de alfabetização restringem a aprendizagem dos alunos, já a prática de alfabetização e letramento proporcionam ao estudante uma leitura de mundo mais ampla e crítica, formando sujeitos emancipados.
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