Resumo
A temática desse trabalho é a concepção de Psicomotricidade de professores da Educação Infantil da rede municipal de Itapiranga-SC e sua relação com o processo de aprendizagem dos alunos. A psicomotricidade se constitui numa concepção necessária para um ensino de base sólida pautada na compreensão de corpo, sendo muito importante no desenvolvimento infantil. Entende-se a importância da criança conhecer o seu corpo, pois é um meio de expressar a sua emoção, seus sentimentos. Participaram do estudo seis professores que atuam nas pré-escolas da rede municipal de Itapiranga. Entre os resultados obtidos destacamos a concepção de psicomotricidade como uma prática que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo, emocional e sociocultural. Compreende-se que os pesquisados tem clareza da importância da temática para contribuir com o desenvolvimento da criança e certamente a psicomotricidade se torna valiosa principalmente a partir da pré-escola chegando à alfabetização e todo o processo de escolarização. A educação psicomotora passa a ganhar um cunho cada vez mais interdisciplinar e sua importância para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança reveste-a de uma precondição essencial para a pré-escola.
Referências
ALMEIDA, Geraldo. P. de. Teoria e Prática em Psicomotricidade. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2003.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC∕SEF, 1998.
FERREIRA, Carlos. Alberto. de Mattos; HEINSIUS, Ana. Maria; BARROS. Darcymires. do Rêgo. Psicomotricidade Escolar. Rio de Janeiro: Wak. 2011.
GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever um caminho psicomotor. São Paulo: Cultural RBL, [2009?].
OLIVEIRA, Gislene de C. Educação e Reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.
SBP. A Psicomotricidade. Disponível em: http://www.psicomotricidade.com.br/apsicomotricidade.htm. Acesso em: 18-06-2014.