RELATÓRIO TÉCNICO DO GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO EM SANEAMENTO – GEPES, SOBRE ELABORAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA)
Resumo
O presente plano de trabalho pretende verificar a viabilidade de instalação de uma estação de tratamento de água compacta. A estação de tratamento compacta é uma alternativa para a obtenção da potabilidade da água, sendo comumente usada por exigir menor quantidade de área para a sua instalação. Existem diversas maneiras de tratamento da água, as quais tem por objetivo a remoção de bactérias, elementos nocivos, minerais e compostos orgânicos, protozoários e outros microrganismos, além disso, se faz necessário a correção da cor, turbidez, odor e sabor. O sistema de tratamento de água comumente utilizado em nossa região e em nosso país é o convencional, o qual realiza o tratamento através das etapas de: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção do Ph (CASAN, 2016).
O tratamento de água é de suma importância, pois além de ser utilizado para consumo humano, utiliza-se também para os setores de produção o que resulta na produtividade dos setores responsáveis, grande parte, pela movimentação da economia brasileira. Para tanto, é de grande valia conhecer todos os processos necessários para a obtenção de água potável juntamente com as formas mais econômicas de produção, assim tornando-a viável para todos os tipos de consumidores.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
