COMPARATIVO DE PREÇOS ENTRE SUPERMERCADOS DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA E OUTROS ESTADOS BRASILEIROS
Resumo
O setor de supermercados passou a ganhar força no Brasil a partir da década de 50, tornando-se desde então, muito importante para a economia brasileira. Nem mesmo as graves crises que o país enfrentou nas últimas décadas foram suficientes para abalá-lo significativamente. Nesse trabalho buscou-se avaliar preços em supermercados da região Extremo Oeste de Santa Catarina e compará-los com um índice de preços divulgados, mensalmente pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, sobre os produtos mais consumidos pelos brasileiros em todos os estados. Foi possível observar que, os preços praticados pelos seis supermercados pesquisados, ficaram bem abaixo da média de preços do Sul do Brasil. Quando se utiliza a média de preços dos supermercados pesquisados e compara-se com outras regiões brasileiras, como o Sudeste, Nordeste e Centro Oeste, verifica-se preços mais altos na região Extremo Oeste de SC. Também, se evidenciou, que os itens que mais implicam no custo com supermercados são os ligados ao setor de carnes, seguidos pelo de cereais e grãos como o feijão e arroz.
Referências
ABRAS (2016). Abrasmercado. Brasil. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2016.
LUKIANOCENKI, Marlucy. Abrasmercado. 2016. (Brasil). Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2016.
ANVISA. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Institucional. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2017.
BRANDALISE, Loreni Teresinha et al (org.). A Tecnologia da Informação na Logística dos Supermercados de Cascavel. Enppex, Cascavel, v. 8, n. 5, p.1-22, 22 jun. 2009.
DIEESE, Daniela BareaSandi. Movimento Sindical Brasileiro (Org.). Boletim de Indicadores do Comércio: Supermercados em 2013. 5. ed. São Paulo, 2013. 10 p.
FERREIRA, Paulo Roberto do Amaral. O Processo de Globalização do Varejo de Massa e as Lutas Competitivas: O Caso do Setor Supermercadista No Brasil. 2013. 288 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MAPA. Ministério da Agricultura. Ministério da Agricultura. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2016.
SESSO, Umberto Antônio. O Setor Supermercadista no Brasil nos Anos 1990.2003. 216 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Econômicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SOUZA, Marco Antônio Ferreira de; MACEDO, Marcelo Álvaro da Silva; FERREIRA, Marcelo Sales. Desempenho Organizacional no Setor Supermercadista Brasileiro: Uma Análise Apoiada em DEA. Rege, São Paulo, v. 17, n. 2, p.151-167, 01 abr. 2010.
THALITA, A.S.L.; KAREM, G.M.. Gerência de inspeção e Controle de Riscos de Alimentos - GICRA. Brasília, 2009. Disponível em: Acesso em: 21 abr. 2016.
WILDER, Ariel. Mudanças no Setor Supermercadista e a Formação de Associações de Pequenos Supermercados. 2003. 208 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência Econômica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
