UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO EXTREMO OESTE CATARINENSE: O CASO DO FRIGORÍFICO SAFRITA DE ITAPIRANGA
Resumo
O artigo visa contextualizar o projeto de desenvolvimento posto em prática a partir da emancipação do município de Itapiranga no ano de 1954. Resultado de um projeto de desenvolvimento municipal, o foco da análise se concentra na implantação do frigorífico Safrita e toda reestruturação econômica e social dele advindos, mas vai além desse empreendimento buscando relacioná-lo a uma conjuntura nacional de desenvolvimento econômico. A análise conclui que o projeto de desenvolvimento buscou a modernização da agricultura regional e a geração da renda através da dinamização do potencial agrícola do município, o que gerou uma reestruturação socioeconômica na região.
Referências
ARQUIVO HISTÓRICO DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BERCHMANS. Livro Tombo da Paróquia. São João do Oeste, SC.
CASTILHOS, Dino Sandro Borges de. Capital Social e políticas públicas: um estudo da linha infraestrutura e serviços aos municípios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, 2001.
EIDT, Paulino. Porto Novo: da escola paroquial ao projeto de nucleação – uma identidade em crise. Ijuí: Editora da Unijuí, 1999.
EIDT, Paulino. SILVA, Edinaldo Enoque. Porto Novo: do reino religioso ao poder de mercado. Curitiba: CRV, 2011.
FERRARI, Dilvan Luiz. Agricultura familiar, trabalho e desenvolvimento no oeste de Santa Catarina. 2003, 190 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente) Instituto de Economia da Unicamp, Campinas, 2003.
FINALIDADES da Misereor. Jornal Itapiranga em Marcha, Itapiranga, 30 de Abril de 1962, nº 68, p. 08.
GOULARTI FILHO, Alcides. Formação econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.
ITAPIRANGA e o desenvolvimento agrícola. Jornal Clarinadas, Itapiranga, 15 de Junho de 1958, nº 6, p. 5.
ITAPIRANGA vive uma encruzilhada histórica. Jornal Itapiranga em Marcha, Itapiranga, 30 de Novembro de 1962, nº 82, p. 01.
JUNGBLUT, Roque. Documentário Histórico de Porto Novo. São Miguel do Oeste: Arco Íris Gráfica e Editora, 2000.
MICHELS, Ido Luiz. Crítica ao modelo catarinense de desenvolvimento: do planejamento econômico, 1956 aos precatórios, 1997. Campo Grande, MS: Editoria da UFMS, 1998.
NEUMANN, Rosane Márcia. Uma Alemanha em miniatura: o projeto de imigração e colonização étnico particular da colonizadora Meyer no Noroeste do Rio Grande do Sul (1897-1932). 2009, 632f. (Doutorado em História) Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009.
OLIVEIRA, Vera Beatriz da Silva. Os ciclos da economia brasileira. In: Revista Análise Econômica. Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, ano 7, n º 11, p. 63-90, 1989.
RECKZIEGEL, Ana Luiza Setti. História regional: dimensões teóricas e conceituais. In: Revista História, Debates e Tendências. Passo Fundo, v 1, n. 1. p. 15-22, 1999.
RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE ITAPIRANGA. Agro e Hidro-Técnica, São Paulo, 1962.( Mimeo)
ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. Tradução Emery Ruas. Porto Alegre: Editora Globo, 1969
ROHDE, Maria W. Espírito Pioneiro: a herança dos antepassados. Itapiranga: Gráfica e Editora Porto Novo, 2011.
SEHNEM, Dirce T. Drebel. Integração avícola: o caso de Itapiranga. Trabalho de Conclusão de Curso de Geografia, UNIJUÍ, 1985.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
