A INFLUÊNCIA DA CAPOEIRA NO CONTROLE POSTURAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Charles Irineu da Silva Pereira, Elionaldo Bringel Lima

Resumo


A capoeira em sua totalidade vem sendo direcionada a públicos diversificados com o passar dos anos, pode-se perceber um salto em sua prática nos dias atuais.  O objetivo desta revisão foi compreender a influência da capoeira no controle postural de pessoas com deficiência. Para tanto, realizou-se uma busca sistemática nas seguintes bases de dados, Scielo e Lilacs usando as palavras chaves “Capoeira” and “Equilíbrio”, “Capoeira” and “Controle Postural”, “Capoeira” and “Deficiência”. Foram encontrados um total de 22 artigos, sendo, 13 excluídos pelo título, por não se enquadrarem no critério de inclusão e 03 artigos duplicados, ficando, 03 artigos completos para essa revisão. Observa-se nos estudos uma diversidade de protocolos utilizados para avaliar o controle postural de pessoas com deficiência.  Os três artigos que compõem essa revisão avaliaram os efeitos da capoeira no controle postural em diferentes deficiências, amostras, faixa etárias, tempo, intensidade, métodos, inclusive, protocolos de avaliação da variável. Mesmo identificando as especificidades de cada estudo, eles demostraram melhorias significativas da variável em estudo.  Os estudos analisados confirmam que a capoeira, apresenta-se como uma importante ferramenta na melhoria do controle postural de pessoas com diferentes deficiências e faixa etárias de idade. Entretanto, por meio dessa revisão, ficou evidente que existe uma lacuna nesse campo de debate “capoeira, pessoas com deficiência e controle postural”.

 

 

Palavras- chave: Capoeira, Controle Postural, Pessoa com Deficiência


Referências


REFERÊNCIAS

CARVALHO, Fernando Rogério de et al. Avaliação do equilíbrio em crianças e adolescentes surdos antes e após a prática da capoeira por meio da escala de equilíbrio de Berg. 2016.

DOS REIS FILHO, Adilson Domingos; DE PAULA SCHULLER, Juliana Aparecida. A capoeira como instrumento pedagógico no aprimoramento da coordenação motora de pessoas com Síndrome de Down. Pensar a prática, v. 13, n. 2, 2010.

MATOS, Janaína Barbosa; DE MENEZES, Fábio Sprada. Capoeira para deficientes visuais: comparação do equilíbrio entre praticantes e não praticantes de Capoeira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 1, p. 81-93, 2012.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.

SANTOS, Gilmar M. et al. Valores preditivos para o risco de queda em idosos praticantes e não praticantes de atividade física por meio do uso da Escala de Equilíbrio de Berg. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 15, n. 2, p. 95-101, 2011. SANTOS, et al, 2011

SILVA MJS. Análise da prática docente na capoeira inclusiva para deficientes intelectuais no centro AEE - Hallef Pinheiros Vasconcelos no município de Breves - Marajó - Pará - Brasil [Dissertação]. Lisboa: Escola Superior de Educação Almeida Garret; 2015.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .