INTERAÇÃO ENTRE O TRABALHO DE UMA PEDAGOGA E UMA MEDIADORA DE CONFLITOS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA: DESAFIOS

Alessandra Ferreira Duarte, Lislaine Lislaine Geremias Andrade Pereira, Lucimar Rosa Dias, Clarice Martins de Souza Batista

Resumo


O presente artigo trata de um estudo de caso realizado em uma Escola Municipal da Prefeitura de Curitiba que tem como objetivo compreender a interação do trabalho da Pedagoga e da Mediadora de Conflitos. Para essa análise foi realizada uma pesquisa de campo acompanhamos na qual acompanhamos a rotina do trabalho da pedagoga e da mediadora, os dados levantados foram levantados por meio de observações, entrevistas e questionários. Após levantamento dos dados e para a investigação dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Por ser desconhecido de muitos o cargo de mediadora de conflitos bem como as atividades que uma mediadora desenvolve colocaremos neste trabalho as funções e atividades que tomamos conhecimentos pela prática diária da mediadora de conflitos. E por ser muito semelhante com as atividades da pedagoga, buscamos conhecer, analisar e comparar ambas atividades a fim de entender a importância e dificuldades destas profissionais quando correlacionadas.

Palavras-chave: Mediadora de conflitos. Pedagoga. Ensino Fundamental.  Prática Pedagógica.

 


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