LEITURA, ESCRITA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Suelen Bourscheid, Simone Sanguebuche Bester

Resumo


O presente artigo objetiva-se em fundamentar a relação existente entre o processo de alfabetização e letramento alicerçado com a importância de desenvolver a habilidade da leitura e da escrita. Pretende-se conceituar o processo de alfabetização como um procedimento que não se finda, mas que evolui a cada etapa do ano escolar, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na perspectiva do letramento, aborda-se a habilidade da leitura e escrita e de que maneira se constrói a competência leitora. Um estudo estruturado em capítulos a fim de esclarecer dúvidas pertinentes a leitura, escrita e produção textual e como esses processos se desencadeiam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Referências


ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: 1997.

FEIL, Iselda Terezinha Sausen. Alfabetização: um desafio novo para um novo tempo. 9 ed. Petropólis: Vozes, 1987.

FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 3. ed. 2008.

KLEMAN, Angela. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinha, SP: Mercado de Letras, 1999.

LOPES, Janine Ramos. ABREU, Maria Celeste de. MATTOS, Maria Célia Elias. Caderno do educador: alfabetização e letramento. Brasília: Programa Escola Ativa, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

NOGUEROL Artur. Língua. In: ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Minas Gerais: Revista Brasileira de Educação, 2003.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998

SQUARISI, Dad. SALVADOR, Aríete. A arte de escrever bem: um guia para jornalistas e profissionais do texto. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2005 Disponível em https://zellacoracao.files.wordpress.com/2009/03/a-arte-de-escrever-bem-dad-total.pdf Acesso em 24/03/2019.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .