A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO EDUCADOR - EDUCANDO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Luana Kunzler, Elaine Weber Skrsypcsak

Resumo


O presente artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso. Tem como principal objetivo analisar a importância das relações afetivas no contexto educacional. Desta forma, aborda sobre compreender a influência da afetividade no processo de ensino aprendizagem, entendendo-se que existem inúmeros fatores que influenciam no processo ensino aprendizagem e um deles é a relação entre educador e educando. Se ambos mantiverem um bom relacionamento, o aprendizado se torna mais eficiente e a partir dessa relação efetiva-se a construção, não somente dos conhecimentos científicos por parte dos educandos, mas também as relações interpessoais entre eles no ambiente escolar.  Com o estudo, pôde-se perceber que quando há diálogo, troca de saberes entre educadores e educandos construindo conhecimentos juntos, respeito, relações de amizade e de afetividade a aprendizagem ocorre de maneira prazerosa, os educandos se sentem mais confiantes ao expressar seus sentimentos, angústias e vontades e, desta forma, verdadeiramente aprendem os saberes.


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