ARQUITETURA COMERCIAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Gabriela Colling

Resumo


A presente pesquisa foi realizada como trabalho de conclusão da pós-graduação, tevepor objetivo compreender três lojas de Chapecó através de um breve estudo sobrearquitetura comercial e o comportamento do consumidor. Baseou-se em um estudoatravés da coleta de dados e avaliação dos itens pesquisados, que vem como objetivo deao desenvolver o projeto de um novo estabelecimento em uma determinada região,busca-se entender as necessidades de seus clientes. Foram verificado e diagnosticadonas lojas pesquisadas os seguintes itens: conceitos de mãos vazias e zona de transição,cores, área do caixa/embalagem, atendimento diferenciado para o público masculino efeminino, layout e sua acessibilidade, provadores e gôndolas. Buscou entender comoesses pontos podem ser influenciados e influenciar o comportamento do consumidor,podendo assim desenvolver um layout para a área comercial condizente com osobjetivos e propostas da determinada empresa.Palavras-chave: Psicologia Ambiental, Comportamento do Consumidor, Arquiteturacomercial.

Referências


HOYER, Weyne D. MACINNIS, Deborah J. Comportamento do consumidor.

Tradução EZ2 Translate. – São Paulo: Cengage Learning, 2011.

UNDERHILL, Paco. Vamos às compras!: a ciência do consumo nos mercados

globais. Tradução de Ricardo Bastos Vieira. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de Arquitetura de interiores para

áreas comerciais – São Paulo: Editora SENAC, 2005.

BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. – São Paulo: Atlas, 2011

CARVALHO, José Luis Felicio dos Santos de. A luz nos cenários de serviços:

fenomenologia da experiência interativa dos participantes dos encontros de

serviços com a iluminação ambiental. – Rio de Janeiro: PUC, Departamento de

Administração, 2003.

SAMARA, Beatriz Santos. MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do

consumidor: conceitos e casos. – São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4 ed.

rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005

PINTO, Anna Florência de Carvalho Martins. Metodologia do trabalho científico:

Planejamento, estrutura e apresentação de trabalhos acadêmicos segundo as

normas da ABNT. Belo Horizonte: 2010

PRONIN, Maria. CARPIGIANI, Berenice. (Ori.) Qualidade ambiental do shopping

Light: Avaliação com abordagem multidisciplinar. São Paulo: Mackenzie, 2007

REGO, Raul Amaral. CONTANI, Miguel Luiz. Um estudo exploratório das

interfaces entre marketing e arquitetura visando influenciar o comportamento do

consumidor. Dissertação de Mestrado: Universidade do Norte do Paraná, 2001.

A evolução da arquitetura comercial no país que mais construiu shoppings nos

últimos 30 anos. Revista Finesta, 2007. [www.arcoweb.com.br] acessado em

/05/2013)

Evironmental Psychology – Architectural Determinism. School of Architecture

Kmutt. [www. eu.lib.kmutt.ac.th] acessado em 13/05/2013)

KOWALTOWSK. Doris C. C. Arquitetura e Humanização. 1989

[http://www.ic.unicamp.br] acessado em 13/04/2013

MORGAN, TONY. Visual merchandising, vitrines e interiores comerciais. Tradução

de Elizabeth Ardións. Barcelona: GG, 2011


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.