INVENTÁRIO DE EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS E PROPOSTA E DIRETRIZES DE MANEJO DAS FACHADAS EM CHAPECÓ-SC

Ketllyn Eger Fell, Andriele Panosso

Resumo


O presente trabalho tem como intuito promover e proteger edificações importantes em aspecto arquitetônico ou histórico por meio de um inventário de edificações a ser levantadas na cidade de Chapecó/SC, fazendo referência as origens dos bens materiais e sua importância quanto a trajetória e crescimento do município. Para isso foi pesquisado leis de regulamentação de tombamento e as soluções técnicas para restauro, assim como entender todo o processo histórico e as transformações da cidade durante toda a sua história. O projeto ainda tem a intenção de criação de um padrão de manejo de fachada, por fim, este tem a proposta de tornar-se instrumento jurídico de proteção as edificações levantadas.

Referências


II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETOS E TÉCNICOS DOS MONUMENTOS HISTÓRICOS. Carta de Veneza. Portal IPHAN, Veneza, 1964.

IPHAE. PATRIMÔNIO EDIFICADO. 2. ed. Porto Alegre/RS: IPHAE - instituto do patrimonio histórico e artistico do estado, 2009.

IPHAN. MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS. IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasilia/DF, p. 1-76. 2005.

IPHAN RIO. O corredor cultural. 2ª. ed. Rio de Janeiro/RJ: Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, 1989.

KUHN, B. M. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO. Cotia/SP: Atelie editorial, 2011.

MURALHA, F. Citalia Restauro, 2018. Disponivel em: . Acesso em: 27 jul 2019.

OLIVEIRA, R. P. D. D. PAÇO DOS AÇORIANOS. Porto Alegre/RS: Editora da Cidade, 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.