DETERMINAÇÃO, AVALIAÇÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO EM ALTURA SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DA NR 35.

Mirdes Fabiana Hengen, Kerley Stülp, Laudir Rafael Bressler, Leandro de Souza Moreira, Marciele Penz, Adalto Antonio Weiss

Resumo


RESUMO: Esta pesquisa tem a finalidade de avaliar a segurança nos trabalhos realizados em altura, seguindo as recomendações da NR 35 e buscar medidas de prevenção e melhorias no setor da construção civil. Considerando que o Brasil é o 4º país com o maior número de mortes em acidentes de trabalho do mundo, e que os acidentes de trabalhos com queda de altura representam aproximadamente 40% de todos os acidentes ocorridos no país, se torna necessário uma abordagem mais séria sobre o tema da segurança. O que se percebe é que a baixa escolaridade, aliada à falta de qualificação da mão de obra e o desrespeito ao atendimento das normas de segurança, aumentam os riscos de acidentes na execução das atividades. A metodologia empregada foi uma pesquisa de campo, com entrevistas aos colaboradores, utilizando questionário com perguntas específicas sobre segurança do trabalho em altura, sendo que esta foi realizada nos municípios de Itapiranga/SC e São João do Oeste/SC, com colaboradores do ramo da construção civil, que mostram o despreparo e a negligência no quesito segurança do trabalho. Os dados levantados foram analisados e ficou visível que a falta de atenção dos colaboradores e o não uso de equipamentos de proteção durante o trabalho, bem como a falta de sinalização para as situações de risco agravam a probabilidade de ocorrência de acidentes. Porém, esta ainda é a realidade encontrada na maioria dos canteiros de obras da região.


Referências


BARSANO, Paulo Roberto; BARBOSA, Rildo Pereira. Controle de riscos: Prevenção de acidentes no ambiente ocupacional. 1. ed. São Paulo: Editora Érica, 2014.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência Social. Dados sobre acidentes de trabalho. Disponível em: < http://www.mtps.gov.br/noticias >. Acesso em: 20 abr. 2016.

BRASIL. OIT. Acidentes de trabalho. Disponível em: < www.oitbrasil.org.br >. Acesso em: 13 mai. 2016.

MATTOS, Ubirajara A. de O.; MÁSCULO, Francisco S. Higiene e segurança do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CALDEIRAS, Katiussa Vanessa Loch; PIMENTA, Clóris Patrícia. Principais causas de acidentes de trabalho ocorridos na construção civil em estudo realizado em obras de Maringá-PR. Maringá, 2013.

FILGUEIRAS, Vitor Araújo; et al. Saúde e segurança do trabalho na construção civil brasileira. Aracajú: J. Andrade, 2015.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Manual de auxílio na interpretação e aplicação da norma regulamentadora no 35 – Trabalho em altura. Disponível em: < http://www.mtps.gov.br >. Acesso em: 09 mai. 2016.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Brasília: Diário Oficial da União, 2009.

______. NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Brasília: Diário Oficial da União, 2012.

______. NR 26 – Sinalização de Segurança. Brasília: Diário Oficial da União, 2011.

______. NR 35 – Trabalho em Altura. Brasília: Diário Oficial da União, 2012.

SELBACH, Jeferson Francisco. Caderno de pesquisa: textos e charges selecionados do Jornal do Povo, de 1929 a 2001. Edição eletrônica. São Luis/MA: Edição do autor, 2008.

TESTA, Marcelo. Gerenciamento de perigos e riscos à saúde (GPRS). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ROSSETE, Celso Augusto. Segurança e higiene do trabalho. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.