ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DO CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO EM ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO

Julio Cardinal, Denilson Kroetz

Resumo


Com o crescimento vertical das edificações e a busca da eficiência na execução de estruturas em concreto armado, o surgimento, melhoramento e a implantação de novos materiais mostra-se como uma solução viável. O concreto de alto desempenho (CAD) por apresentar elevada resistência mecânica, baixa porosidade e boa trabalhabilidade, vem se consolidando nas estruturas de edifícios em grandes centros urbanos, apresentando benefícios estruturais, econômicos e estéticos. Com base nisso, esse estudo busca avaliar a viabilidade econômica da utilização deste material em estruturas de edifícios em concreto armado no oeste de Santa Catarina. Através da modelagem estrutural de uma edificação multipavimentos com estrutura em concreto armado, empregando concreto de alto desempenho em pilares, vigas e lajes, concluiu-se que sua utilização é viável do ponto de vista econômico, o que mostra que este material é aplicável em obras da região, bastando apenas a disseminação dos resultados obtidos junto aos projetistas e empresa produtoras de concreto.


Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto- Procedimento. 3. ed. Rio de Janeiro, 2014.

. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 1980.

AÏTCIN, P. C. Concreto de alto desempenho. São Paulo: Pini, 2000. 667p.

BACCIN, A. G. C. Fundamentos do concreto de alto desempenho e sua aplicação no projeto de pilares. 1998. 176p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, 1998, São Carlos.

BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos. Fundamentos do concreto armado. Bauru: UNESP, 2006 (Apostila).

CALDARONE, Michael A. High-Strength Concrete: A practical guide. New York: Taylor & Francis, 2008.

CARVALHO, Roberto Chust; FILHO, Jasson Rodrigues de Figueiredo. Cálculo e

Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado. 3. ed. São Carlos:

UFSCar, 2007. 368 p.

QUEIROGA, M.V.M. Análise experimental de pilares de concreto de alto desempenho submetidos à compressão simples. 1999. 162 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, São Carlos, 1999.

SAYEGH, S. Desempenho a toda prova. Téchne, São Paulo nº. 63, p 36-46. Junho, 2002.

SILVA, Alexandre Leandro da. Concreto de alto desempenho – CAD - Estudo de caso: Edifício e- Tower. 2003. 59 p. Monografia (Engenharia Civil) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2003.

SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Catálogo de composições analíticas – AGO/2016. Florianópolis: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, 2016.

TUTIKIAN, B. F.; ISAIA, Geraldo C.; HELENE, Paulo. Concreto de Alto e Ultra-Alto

Desempenho. In: Geraldo C. Isaia. (Org.). Concreto: Ciência e Tecnologia. 1 ed.

São Paulo: Ibracon, 2011, v. 2, p. 1283-1325.

. Relatório de Insumos e Composições – AGO/16 com desoneração. Florianópolis: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, 2016.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.