O PROCESSO DE PROJETO PARA ARQUITETURA ESCOLAR

Alessandra Devitte, André Luis Debarba, Barbara Reichert, Franciele Rohr, Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech, Thiago Henrique Zanatta Pedon

Resumo


A qualidade do ensino vem sendo freqüentemente questionada através das avaliações de desempenho aplicadas junto aos alunos das escolas. Devido à necessidade de uma atuação multidisciplinar que apresenta a melhoria da educação de forma geral, detectou-se a importância de incluir na elaboração de projetos a participação do profissional de arquitetura, responsável pelas definições das características físicas do ambiente escolar. O objetivo desse trabalho é abordar aspectos relativos à qualidade do espaço escolar e das questões relativas aos processos de projeto das escolas. No desenvolvimento deste artigo são citadas algumas problemáticas espaciais das edificações escolares, assim como, informações disponíveis na literatura relativa à qualidade do espaço escolar com ênfase ao conforto ambiental dos espaços, sendo este um dos problemas que dificultam ou influenciam as atividades pedagógicas, onde são apresentados parâmetros relativos às necessidades físico-ambientais do ambiente escolar como, os aspectos de funcionalidade, habitabilidade, conforto acústico, térmico e visual, que proporcionam uma melhor compreensão das necessidades e condicionantes de uma edificação escolar.
Palavras-chave: arquitetura escolar, processo de projeto, conforto ambiental.

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