PROJETO DE INTERVENÇÃO URBANA: PÁTIO ESCOLAR DA ESCOLA ESPERANÇA DE ITAPIRANGA-SC
Resumo
A qualidade do ensino vem sendo frequentemente questionada através das avaliações de desempenho aplicada junto aos alunos das escolas públicas. A ecologia, sustentabilidade e educação ambiental tornaram fatores importantes para a sobrevivência humana, é essencial investigar o que nossas escolas estão usufruindo em termos de relações pessoa-ambiente. A escola é ambiente de experiências da criança com a participação na vida coletiva. Nela, o pátio incorpora complexidade e diversidade de funções. No desenvolvimento deste artigo são citadas algumas problemáticas espaciais dos pátios escolares, sendo estes destinados como condições secundárias, assim como, informações disponíveis na literatura relativa à qualidade do espaço escolar no âmbito de pátio. Partindo dessa questão, são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimento de ensino, avaliando o ambiente físico da Escola Esperança em Itapiranga (SC), sua ocupação e a percepção dos usuários. Para o estudo foram utilizados a observação, levantamento arquitetônico e entrevista, que resultaram na leitura espacial e propostas projetuais.
Palavras-chave: arquitetura escolar, revitalização urbana, intervenção no pátio escolar.
Palavras-chave: arquitetura escolar, revitalização urbana, intervenção no pátio escolar.
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