ACESSIBILIDADE EM EDIFICAÇÕES ESCOLARES

André Luis Debarba, Gracielle Rodrigues da Fonseca Rech, Larissa Bavaresco, Indiana Durk, Ana Bell Henn, Jéssica Mota Paraguassú, Sara Jhuliana Reis, Andréa Schroeder, Júlia Schulz, Keila Wronski

Resumo


Este trabalho tem como objetivo obter relações sobre uma boa qualidade de ensino e educação buscando acessibilidade nos ambientes escolares, tornando o ensino e a aprendizagem acessível a todos. O acesso universal é um direito de todos, entretanto, portadores de necessidades especiais muitas vezes se deparam com barreiras e obstáculos, sendo assim, a acessibilidade em pontos educacionais está se aprimorando, apresentando cada vez mais espaços acessíveis para todos os públicos. Sendo assim, busca-se relacionar a importância da acessibilidade para cada cidadão e em todos os espaços, tendo como diretrizes as maneiras com que os espaços estão locados nas edificações para que todos estejam de acordo com as regras estabelecidas, proporcionando mobiliário, espaços e equipamentos adequados e seguros. Portanto, leva-se também em conta a importância da inclusão social, um aspecto que deve estar presente em todo espaço escolar, onde cada indivíduo possa participar de todas as atividades, interagindo e socializando entre si, proporcionando sua própria autonomia, independência e motivação.
Palavras-chave: arquitetura escolar, acessibilidade, inclusão social.

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